Olá Pessoal!!!
Na semana passada comecei a postar algumas dicas para trabalhar com retalhos. Quem perdeu, veja aqui: Dicas para Trabalhar com Retalhos de Tecido.
Sou costureira a algum tempo e sempre sobra muitos retalhos de diferentes tecidos das roupa que faço. Como sou apaixonada por artesanato procuro sempre aproveitá-los, porém sempre compro tecidos de algodão para as encomendas das clientes e para deixar algumas peças prontas para venda. Aí junta mais ainda.
O objetivo destas postagens que comecei a fazer é dividir com vocês o que aprendi e aprendo, já que apesar de nunca sabermos tudo, sempre podemos compartilhar o aprendido com as outras pessoas.
Vamos ver um pouquinho sobre como costurar os retalhos.
Para costurar os retalhos à máquina, uma boa dica é executar o trabalho em tiras ou blocos que depois poderão ser emendados entre si. Facilita muito, e eu ainda vou fazer uma colcha seguindo essa dica. Se ficar legal, faço outras depois. Passe a ferro as tiras ou blocos antes de juntá-los, abrindo bem a costura. O ideal é forrar para um acabamento melhor. Gosto muito de usar o americano ou algodão cru para o forro
Se fizer aplicação, use o termocolante dupla face que fica mais fácil, pode ser uma próxima dica, mas também pode alinhavar o desenho no tecido e depois pregar à máquina com pesponto simples, ponto cheio ou ziguezague.
Se não possuir máquina, pode emendar ou aplicar os retalhos à mão. Faça pontos bem pequenininhos e siga exatamente pela linha da dobra marcada com o ferro. Nos trabalho de aplicação, eu particularmente acho mais bonitos os pontos feitos à mão principalmente com o caseado, mas se for um trabalho grande ou uma encomenda de muitas peças é melhor usar a máquina. Até porque hoje em dia elas tem vários pontos de bordado, não é?
Bem, amores, por hoje é só. Mas eu volto na próxima semana com mais dicas, e antes, com mais arteirices.
Estão gostando das dicas? Querem que eu continue com elas?
Bom resto de semana! Beijos…
Gravuras: Pinterest
Jussara...a arte de costureira fascina-me!
ResponderExcluirMeu pai era alfaiate...mas na máquina dele...faço o mais básico que há!
As suas dicas vão deixar muita gente satisfeita!
Bj amigo
Oi Jussara!Que dicas ótimas .Eu adoro o pacth work, pacht apliquê,masn ão sei fazer,estou praticando .Beijos
ResponderExcluirTenho feito costurinhas à mão. Ainda não abri minha máquina (que tenho há anos).
ResponderExcluirBeijos.
Jú, oiiiiiiiiiiii...
ResponderExcluirQue super novidade!!!
Vou estar acompanhando as dicas - e inclusive vou correr para o outro link! - pq decidi fazer umas economias para comprar a minha máquina, pois, olha, não desisti das costurinhas, não. Aliás, seu incentivo contou muito mesmo! <3
Obg por disponibilizar as dicas, viu, querida?
INDIQUEI VC À TAG "MEU BLOG E EU" COM MUITO CARINHO!
ESPERO QUE GOSTE!
SUPER BJ, FICA COM DEUS E ATÉ MAIS!
http://www.meudocelarbykarinfilgueira.blogspot.com.br/2015/04/tag-meu-blog-e-eu.html
Hola Jussara querida !! Yo adoro el patchwork es una técnica muy antigua en vías de extinción ,,,
ResponderExcluir